20 maneiras de se manter em forma no Natal e fugir do excesso de calorias

Você tem ideia de que podemos consumir de 2.000 a 7.000 calorias em uma única ceia de Natal? [1]

Como nao consumir calorias demais no Natal

É miga. Aquela dieta que você fez durante todo o ano, aquela barriga chapada que você conquistou podem acabar em apenas algumas horas e pode ser difícil recuperar o corpo lindo para a praia da semana seguinte. Apesar da grande variedade de comidas deliciosas dessa época, isso não significa que temos que fugir da rotina saudável que mantemos até esse momento e também que temos que ser chatas e fugir da diversão e dos deliciosos sabores.

Veja abaixo com essas dicas, como aproveitar o Natal sem exageros e sem sacrifícios.

Mexa-se

Foto: Sangudo

  1. Mexa-se – Acordou cedo no feriado? Vá fazer alguma atividade física! Não deixe seu corpo ficar mole. Aproveite o dia não apenas para ficar junto da família e amigos, mas aproveite também para continuar cuidando de você e ajudar seu metabolismo a continuar acelerado.
  2. Sem desculpas! – Não tem tempo de ir na academia fazer uma atividade ou a academia não abre? Não tem problema! Você pode fazer uma sequência de HIIT em casa de uns 20 minutos pra ficar com o treino em dia. Veja essa lista com algumas opções de atividades físicas em casa.
  3. Ajude nas tarefas de casa – As atividades do dia a dia como limpar a casa, podem ajudar a queimar mais calorias do que você pensa [2] . Sabia que você pode queimar até 160 calorias só lavando a louça? Veja uma lista com 20 exemplos aqui.
  4. Hidrate-se – Certifique-se de se manter hidratado durante todo o dia. Não tomar água suficiente pode te deixar com mais fome o que na verdade por ser somente sede. Além disso a água vai te ajudar a manter aquela sensação de satisfeito.
    Não pule o café da manhã

    Foto: davharuk

  5. Não pule o café da manhã – Deixar de comer o café da manhã pra ter mais apetite na hora da ceia não é uma boa ideia. Isso porque o corpo ficou muito tempo em jejum e precisa repor a energia. Se ele não tiver de onde tirar isso, seu metabolismo vai desacelerar para poupar energia e isso é péssimo já que você está se preparando para comer um pouco além da conta. Entenda melhor do por que que o café da manhã é tão importante para ajudar a perder peso.
  6. Use um prato pequeno – Isso vai ajudar a controlar a quantidade de comida ingerida na hora da ceia. Infelizmente temos os olhos maiores que a barriga, e com um prato menor, esse apetite visual será controlado melhor.
  7. Diminua a luz e escute músicas mais calmas – Alguns estudos mostraram que comer com uma luz baixa e com músicas menos agitadas podem ajudar a consumir menos comida [3]. Crie um ambiente Natalino mais íntimo e todo mundo vai adorar.
  8. Mastigue devagar – O quão rápido nós comemos realmente faz a diferença. De acordo com alguns estudos, comer devagar ajuda a emagrecer tanto quanto uma cirurgia de estômago! Isso acontece devido a alguns hormônios responsáveis pela sensação da fome e da saciedade. O que acontece é o seguinte, o aparelho digestivo envia a mensagem para o cérebro: “estamos com fome”. E depois de comer a mensagem muda para: “estamos satisfeitos”. Se você faz a entrada da comida muito rápida, essa mensagem vai demorar a chegar no cérebro e você vai acabar ingerindo mais do que o necessário [4].
  9. Fique longe das comidas que enganam – Fique atenta as comidas que parecem saudáveis mas estão longe disso. O peru é carne branca mas está cheio de sódio, pode ter muito molho e conservantes! O salpicão é feito com legumes mas a maionese usada nele é feita de muita gordura! Não deixe de comer, mas tente não abusar de alguns pratos para não ficar muito inchada depois e perder a silhueta conquistada.
  10. Cuidado com as calorias líquidas – Infelizmente, as calorias de bebidas alcoólicas estão bem presentes nas ceias. Opte por bebidas menos calóricas como whisky, gim ou saquê. E fuja dos drinks com misturas de açúcar ou xaropes como caipirinhas e cubas [5].
  11. Espere alguns minutos – Antes de pegar o segundo prato de comida da mesa, espere uns 20 minutos para ver se você realmente quer comer de novo. Lembra da dica de comer devagar? Ela está diretamente relacionada com essa. Então espere um pouco. Vontade é diferente de fome!
  12. Não deixe de comer as sobremesas – Ceia sem sobremesa é impossível. E pior que isso é deixar de comer um doce nesse dia. Então não se restrinja, mas saiba dosar a quantidade. Você não precisa comer a metade do pavê. Se você ajudar a preparar os doces, tente opções mais lights e diets. Veja algumas opções de sobremesas mais saudáveis.
    Conte as calorias

    Foto: Holtsman

  13. Conte as calorias, sim! – Existem vários APPs que podem te ajudar nisso como o My Palm Fitness ou o Fat Secret. Esses APPs vão mostrando quantas calorias você consumiu de acordo com o alimento cadastrado em um tipo de diário. Dessa forma você vai pensar duas vezes antes de se empaturrar na mesa ou repetir alguma refeição sem necessidade.
  14. Durma bem e o suficiente – Certifique-se de dormir pelo menos sete horas na noite antes da noite de Natal. Não dormir o suficiente pode aumentar o apetite durante o dia.
  15. Coma algo leve antes da ceia – Dessa forma você não vai chegar na ceia cheia de fome querendo comer o peru de Natal sozinha. Então, antes de ir pra mesa de jantar, coma alguma barra de cereal ou algumas claras com brócolis. Isso vai te dar saciedade e vai te ajudar a evitar um estrago.
  16. Evite beliscar – Faça um pratinho com o que quer comer e evite ficar beliscando. Isso vai te ajudar a manter o foco e ver a quantidade de comida que está ingerindo.
  17. Prefira as carnes brancas – O frango e o peru são os menos calóricos. Tire a pele, pois ela tem muito colesterol. Tender e pernil são carnes muito gordurosas, evite-os. Se forem as únicas opções, coma pedaços menores.
  18. Evite as frituras – Prefira carnes grelhadas ou assadas e alimentos cozidos.
  19. Prefira as frutas frescas – Frutas secas como a ameixa ou o damasco que são os mais comuns são ricas em calorias. Evite também as frutas em calda pois geralmente possuem muito açúcar na fórmula.
  20. Enjoy! – Ceia de Natal sem diversão não vale a pena. Então, saiba se divertir sem ser chata. Não exagere nas restrições. Saiba fazer as escolhas corretas e evite abusos. Dessa forma, o que você ingerir, logo será eliminado e aquele corpo trabalhado para o verão será mantido. Pense nisso!

E você? O que faz para evitar os exageros da ceia de Natal e manter a boa forma? Deixe nos comentários!

Veja outras formas de fugir das calorias do Natal

Referências

  1. Veja – Consumo no Natal pode chegar a 7.000 calorias. Confira as armadilhas
  2. Queime calorias e ganhe saúde cuidando da casa!
  3. FAST FOOD RESTAURANT LIGHTING AND MUSIC CAN REDUCE CALORIE INTAKE AND INCREASE SATISFACTION
  4. Comer devagar emagrece, diz pesquisa
  5. Tá de dieta? Confira os drinks menos calóricos e algumas dicas para você não passar vontade
  6. 20 Ways to Stay Fit and Healthy This Thanksgiving
Apesar de ser formada em Sistemas de informação, Cleo é apaixonada por nutrição, atividades físicas e esportes. Adora cães e é viciada em redes sociais e leitura.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may also like...