Foto: Mats Hage Eikemo

Seria possível viver uma vida saudável sem eliminar guloseimas como doces, hambúrgueres, pizzas, salgadinhos, entre outros? Açúcar, gordura e sal são os alimentos mais viciantes que existem, comprovados por estudos, e as vezes a vontade que sentimos de comer algumas dessas coisas, não é por acaso, é estimulado pelo corpo e também pelo vício.

Muitas pessoas desejam mudar seu estilo de vida comendo alimentos mais saudáveis mas ficam hesitantes por ter de eliminar as comidas mais saborosas e consequentemente mais gordurosas, aquelas que realmente engordam. Ter uma alimentação saudável não é importante apenas para perder peso, mas isso também trás vários benefícios para o corpo evitando doenças cardíacas, de pressão, diabetes, câncer, nas articulações entre tantas outras. O problema é que, restringindo-se tanto de uma vez e cortando tudo o que se gosta, uma hora pode fazer com que se sinta culpado ou entre em algum tipo de depressão e então, ao experimentar um prato de que gosta muito, pode desencadear uma euforia tão grande que pode fazer com que queira cada vez mais coisas assim e então acaba-se perdendo o controle e o que foi feito na dieta até então, será perdido. Ou seja, você engorda de novo!

No entanto, é possível sim perder peso e ser feliz, sem eliminar completamente esses tipos de alimentos.

O que é a regra 80/20?

O princípio de dividir sua alimentação usando o princípio 80/20 não é na verdade uma dieta mas sim um estilo de vida que pode levar a uma perda de peso sustentável sem a necessidade de eliminar completamente a junk food. Aqueles que passaram por dietas mais rígidas encontraram nessa regra uma forma de equilíbrio e moderação, o que é diferente de um regime ou de uma dieta muito restritiva.

O princípio é bastante simples de ser entendido. Se você tem 42 refeições por semana, que equivalem a 6 refeições por dia, 8 dessas refeições, que são os 20% do total, podem ser o que você quiser, tipo a refeição do lixo, onde você pode comer doces, gordura e sal a vontade. Existem pouquíssimas pessoas que conseguem comer alimentos saudáveis em 100% da dieta, mas é muito mais fácil ser saudável em 80% das vezes.

Com essa liberdade, é possível explorar opções saudáveis na alimentação sem se abster de tudo o que você gosta e assim, é possível ter um estilo de vida duradouro, sem o risco de cair no efeito sanfona por causa das restrições. Como foi dito antes, não é exatamente uma dieta mas sim um estilo de vida.

Concluindo

Ter uma vida saudável é algo construído com o tempo, você aprende a melhorar isso. Claro que, com objetivos diferentes, você irá precisar adaptar ainda mais sua dieta. Se você quer chegar aos 10% de gordura, obviamente esse estilo de vida não vai funcionar, mas se o seu objetivo é melhorar os hábitos alimentares e perder peso sem muitos sacrifícios, esse estilo 80/20 pode funcionar perfeitamente.

Mais uma coisa, e é muito importante. Consulte um médico antes de se decidir por qualquer dieta. Cada um tem suas necessidades e fazer um acompanhamento com um profissional irá garantir melhores resultados além é claro de garantir sua saúde em perfeito estado.

Não deixe de se cuidar! 😉

Referências

Escreva um comentário.