Dieta Detox: como funciona a dieta do momento

Sempre que exageramos na comida, seja em uma festa, num almoço ou mesmo no final de semana, o corpo nos dá sinais de que está ficando sobrecarregado. Aquela sensação de inchaço e cansaço são sinais claros de que está na hora de parar um pouquinho, e cuidar da saúde para não começar a acumular pelo no organismo.

O caso descrito acima é um exemplo clássico de um momento para resolver aderir a dieta detox. Essa dieta visa exatamente evitar o acúmulo através de uma dieta saudável que evite o consumo de alimentos industrializados, carnes e outros alimentos gordurosos que maltratam o seu corpo.

Um resumo sobre a dieta detox

Crédito da imagem: Ronald Monong via Flickr

Dieta para deixar corpo em dia

O significado da palavra “detox” é justamente de “desintoxicação”. Essa dieta é uma espécie de tratamento caseiro para recuperar o organismo nutricionalmente, através do consumo de alimentos nutritivos de origem natural, evitando gorduras e conservantes. Além disso, diversos produtos que compõem os cardápios detox são conhecidos por ter o poder de eliminar do corpo substâncias nocivas, como os radicais livres, além de reequilibrar a saúde do organismo. Alguns princípios ativos encontrados em certos vegetais ainda ajudam a acabar com a retenção de líquidos e até a queimar mais calorias em certos casos.

A eficácia da dieta detox é tamanha que até mesmo a indústria farmacêutica ficou interessada, e já existem diversos compostos emagrecedores baseados nos princípios da Dieta Detox, como compostos emagrecedores detox, produtos detox para os cabelos (sim, também existem!), entre outros.

Como fazer uma Dieta Detox

É uma dieta bem simples e sem muitos mistérios. Pode ser feita em casa, através de uma série de receitas que circulam a internet, mas o mais recomendado mesmo é consultar um nutricionista em busca de orientação para planejar a sua dieta.

Veja uma lista de receitas detox

Algumas dietas de desintoxicação incluem uma série alimentos vegetais como sucos de frutas, verduras e legumes. Algumas receitas, inclusive, são baseadas exclusivamente no consumo de produtos vegetais, mas como dito antes, o ideal é consultar um nutricionista, para evitar de deixar de consumir nutrientes importantes na dieta.

No entanto, não pense que uma alimentação feita baseada na Dieta Detox é desestimulante e sem graça: verduras, frutas, legumes, grãos e sementes estão liberados, assim como temperos naturais, para dar mais sabor aos pratos. As frutas substituem o docinho da sobremesa, ajudando a manter o corpo em forma e livre de toxinas.

Gostou da proposta da Dieta Detox? Deixe uma resposta nos comentários!

Blogueira, comecei em 2009 a espalhar as minhas experiências pela internet sobre os assuntos que mais amo.

3 Responses

  1. Alice says:

    Já fiz este tipo de dieta, depois do final de ano e tive ótimos resultados. Ela realmente funciona e não é tão sacrificante assim, apenas consumimos alimentos mais leves. O resultado vale a pena!

  2. Meire says:

    Ótimo conteúdo. Obrigado pelas dicas.

  3. Suco Detox says:

    Adorei seu artigo sobre dieta detox, inclusive a recomendação sobre sucos detox, obrigada pelo artigo.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

You may also like...