Dietas para emagrecer com saúde

Hoje em dia é possível encontrar um milhão de dietas. Algumas para perder peso, outras pra ganhar, para controle de problemas de saúde como colesterol alto ou diabetes, estilos de vida como as veganas, entre tantas outras. Aqui você encontra dietas para emagrecer focadas em uma alimentação saudável, light e diet.

Dietas saudáveis para emagrecer

Foto: sokdiyet

A origem da palavra dieta vem do grego “díaita” que significa “modo de viver”. Esse termo está ligado ao verbo “diaitáō” que significa “viver de uma determinada maneira, de acordo com um certo regime”.

Uma dieta pode ser descrita como um conjunto de coisas que uma pessoa come em um planejamento alimentar, de acordo com a quantidade de cada alimento e, dessa fora, poderá alcançar um objetivo como perder peso ou simplesmente ter um estilo de vida saudável.

Uma dieta ideal não deve conter nenhum nutriente em excesso. Ela deve ser balanceada, assegurar as necessidades energéticas e nutricionais e deve ser adequada a situação biológica do indivíduo. Por isso é importante sempre consultar um médico, nutrólogo ou nutricionista para que a dieta seja adequada para cada tipo de pessoa de acordo com suas necessidades.

Uma dieta que funciona para uma pessoa nem sempre funcionará para outra.

Abaixo você encontra uma lista das dietas mais populares. Saiba seus principais benefícios, o que pode e o que não pode ser ingerido em cada uma, além de algumas receitas. Clique nos links para visualizar o artigo detalhado de cada uma dessas dietas.

Dieta dukan

A dieta dukan foi criada pelo nutricionista francês Pierre Dukan em 1975. Essa dieta tem como objetivo reduzir a ingestão e consumo de carboidratos e priorizar o consumo de proteínas e gorduras. Ela é dividida em 4 fases:

  • fase ataque, onde são permitidos apenas alimentos cuja composição é principalmente protéica. Dura de 2 a 7 dias;
  • fase cruzeiro, alguns legumes e verduras são liberados, e deve-se manter essa fase até alcançar o peso desejado;
  • fase consolidação, é possível inserir outros alimentos como grãos, cereais e frutas e dura 10 dias para cada quilo perdido nas fases anteriores;
  • fase de estabilização permanente, recomendada para toda a vida para se manter o peso.