10 mudanças na cozinha para te ajudar a perder peso

10 mudanças na cozinha para te ajudar a perder peso

A cozinha pode tanto te ajudar quanto atrapalhar quando o objetivo é manter uma dieta saudável ou perder uns quilinhos. Para que você não caia na tentação de comer alguma bobagem e sua dieta seja prejudicada, existem algumas mudanças simples para fazer na sua cozinha que podem te ajudar muito. Veja abaixo uma lista desses itens.

10 mudanças na cozinha para te ajudar a perder peso

1. Deixe as frutas e vegetais acessíveis

Lave, corte e guarde-os em recipientes como vasilhas e saquinhos tipo ziploc. Depois de fazer essa primeira etapa, deixe que fiquem visíveis na geladeira na prateleira que fica na altura dos olhos. Assim, serão a primeira coisa que você vai ver quando abrir a geladeira.

2. Prepare uma grande vasilha de salada

Comer uma salada antes do jantar é uma ótima maneira de te deixar satisfeito e assim irá comer menos. O problema é que, fazer uma salada todas as noites leva tempo e nem sempre você tem disposição para lavar e picar as verduras. Então, todos os finais de semana, faça uma grande quantidade de salada e guarde em alguma vasilha. Essa quantidade deve ser o suficiente para a semana inteira. Não tempere. Deixe para colocar os temperos no prato para que ela não murche na geladeira.

3. Tenha colheres e copos de medida

Medir a comida vai ajudar a controlar as porções sem que você superestime a quantidade necessária. Deixe que esses recipientes fiquem sempre à vista para que você não esqueça de usá-los. Se possível, tenha também uma balança de cozinha para ajudar a manter essas medidas.

4. Faça pacotes de lanches

Quando não se tem uma medida predefinida, é comum querer comer todo o lanche até acabar. O ideal é que lanches como castanhas, pipoca, frutas ressecadas etc, sejam divididos em pacotes como ziploc ou potinhos, de acordo com a quantidade de calorias da sua dieta. Por exemplo, na minha dieta eu preciso comer por dia, 2 castanhas do pará, 3 castanhas de caju, 5 amêndoas e 2 damascos ressecados. Então, monto esse pequeno lanche para levar ao trabalho. Se eu tenho isso disponível em quantidades maiores, sei que vou querer comer mais do que a minha dieta permite.

Leia também:  Fibras: importância para a saúde digestiva e controle de peso

5. Congele frutas e vegetais

Compre grandes quantidades de frutas e vegetais, lave, corte e coloque em sacos para congelar. Além de economizar por comprar em maiores quantidades, você vai facilitar no preparo de vitaminas, sucos, sopas, caldos etc.

6. Congele vitaminas em saquinhos

Se você está atrasado para sair de manhã, uma boa opção fazer uma vitamina para não sair com o estômago vazio. Para isso, monte saquinhos com frutas picadas para deixar congelados e fazer uma vitamina rápida nesses momentos. Uma mistura simples pode ser com 1 banana picada, 6 morangos picados, 1/2 manga picada, hortelã e folhas de couve. Quando colocar essa mistura no liquidificador, adicione 1 pote de iogurte natural ou 1 copo de leite desnatado ou 1 copo de água, aveia em farelos, 5 gotas de essência de baunilha e grãos de chia ou lichia. Você se sentirá satisfeito e ainda ficará bem nutrido.

7. Dispense os alimentos não saudáveis

Mesmo que você conviva com pessoas que gostem de junk food como doces, sorvetes, salgadinhos, tente reeducá-los a comerem coisas saudáveis. Isso é mais fácil quando se mora com a família, mas se for o caso de dividir a casa com colegas como em repúblicas, tente ter seu próprio frigobar. Sem acesso a esse tipo de comida você não cairá em tentação e sair da dieta.

8. Use pratos pequenos

Quando preparamos um prato de comida sentimos a necessidade de preenche-lo todo com comida. Se você usar um prato menor, terá menos espaço para preencher e assim não irá se servir comida além do que precisa, além consumir menos calorias.

9. Multiplique ou triplique a quantidade da receita

Se você está preparando alguma refeição em casa, aumente a quantidade do que está fazendo e congele em recipientes. Se você já possui algum prato saudável pronto, dificilmente cairá na tentação de comer algo que está fora do cardápio.

10. Sirva-se e guarde o restante da comida

Depois de você servir a quantidade certa de comida, guarde a comida que sobrar na geladeira. Se você faz isso, será menos provável que volte para comer mais depois de se alimentar. Com a comida fora de vista, você terá maior facilidade de consumir apenas as calorias necessárias.

Leia também:  Dieta sem lactose, é bom para todo mundo - por Aline do Panelinha Saudável

11. Dica extra >> Faça cubos de poupa de fruta em formas de gelo

Faça uma grande quantidade de poupa de fruta e coloque em formas de gelo para usar posteriormente. Assim, sempre que quiser tomar alguma bebida, prefira os gelinhos de suco ao invés de algum refrigerante ou álcool. Bata de dois a três cubos de gelo com um pouco de água no liquidificador e sirva.

E você? Tem mais alguma dica para não sair da dieta? Deixe nos comentários.

Créditos da foto: madlyinlovewithlife – Referência: http://www.fitsugar.com/Kitchen-Weight-Loss-Tips-18543636



Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *