Da anorexia à vida saudável e um corpo de dar inveja – Conheça Ticiane Viana
Hoje eu tenho o prazer de contar a história da Ticiane. Comecei a segui-la no Instagram (IG) há um tempo e a coloquei na minha lista de modelos de inspiração do IG. Sigo vários perfis com esse propósito. Sempre que tenho vontade de comer algum doce ou fico desanimada com a academia, verifico esses perfis para não burlar a dieta ou os dias de atividades físicas. Me ajuda bastante a focar no meu objetivo.
A Ticiane tem 27 anos e mora em Eunápolis no interior da Bahia. É Engenheira Florestal e trabalha com Licenciamento Ambiental. Decidi entrevistá-la para o blog pois ela tem um corpo bem bonito. Fiquei curiosa como ela consegue manter e como ela faz isso dentro da sua rotina do dia-a-dia. Eu acho complicado conseguir manter a minha por conta do trabalho e dos estudos. Um dia ainda conto como consigo conciliar tudo.
Veja abaixo a entrevista na íntegra.
Por que você decidiu levar uma vida mais saudável?
Eu sempre tive problemas com a balança, desde adolescente. Nunca fui gorda, mas nunca estava satisfeita com meu corpo. Minhas irmãs sempre foram magrinhas e eu sempre tive pernão, bundão. Mas não gostava, queria ser igual a elas. Em casa todos gostavam de me zoar, chamando de gordinha, bolinha, porque sabiam que eu não gostava. Eu vivia de dieta, tentei todas as que se pode imaginar, mas sempre ganhava tudo de novo. Perdia 3, ganhava 4, perdia 4, ganhava 5, e assim ganhava mais peso. Quando já não haviam mais alternativas de dietas, passei para as formulas (remédios), que também foram em vão, ganhava tudo outra vez. Então simplesmente decidi parar de comer. Ficava dias a base de uma ou duas bolachas água e sal, água e muito chiclete sem açúcar. Colocava lembretes no espelho e despertador no celular para lembrar que não podia comer. Com o tempo comecei a passar mal na rua, na escola e na academia. Até o dia que fui internada e diagnosticada com anorexia. Fiz tratamento com psicologo e graças a Deus, consegui voltar a me alimentar, mas sempre comia com culpa sabe?! Sem falar que me pesava umas 5x no dia. Um dia na praia vi uma loira com uma uma bunda liiinda, e decidi que queria uma assim. Foi aí que descobri a musculação. Por 5 anos malhei pesado, mas comia muita besteira, usava a academia como escape, compensar a comida. Mesmo assim meu corpo mudou, estava mais firme. Fiquei nessa até o dia que tirei essa foto do antes e depois. Me olhei e me perguntei o que estava fazendo de errado, porque malhava pesado e não tinha barriga tanquinho. Corri para a internet e descobri que a alimentação era o segredo!
Como foi no início? Você teve o apoio de seus amigos? Ou encontrou com pessoas negativas que afirmavam que você não iria conseguir?
Hoje, quando lembro como comecei começo a rir! Era engraçado porque não sabia muita coisa sabe, tudo que lia que era bom eu fazia. Tinha uma época que só comia atum, hoje não aguento mais ver pela frente (risos)! Eu sempre fui curiosa, na época não tinha condições de pagar uma nutri então lia muitas matérias de atletas e profissionais conceituados, aí fui aprendendo e adaptando a minha realidade. Meus amigos me zoavam muito, na verdade zoam até hoje, mas no fundo me apoiam. Há uns meses atras estava meio desestimulada e eles ficam no meu pé para eu não comer besteiras, até tiravam fotos e falavam que iam mostrar para meus fãs se eu não voltasse para a dieta! Agora falar que nunca vou conseguir nunca ouvi, se falassem, isso me estimularia mais, sou do tipo que quando falam que não consigo vou até o fim para mostrar que sou capaz (não sei se é qualidade ou defeito).
O que é o mais difícil de manter? A dieta, atividades físicas, conciliar com a rotina diária como trabalho e família?
O mais difícil é o trabalho, como mencionei, sou Eng. Florestal e meu trabalho é intercalado entre atividades de escritório e campo, no meio da floresta mesmo. Aí tenho que me programar com alimento que não seja perecível. É difícil, mas não impossível! Sabe aquela velha frase ‘quem quer dá um jeito, quem não quer dá desculpas’.
Com relação a família, eles me apoia muito, muito mesmo. Nessa semana que estava desestimulada cheguei em casa falando que não queria mais saber dessa história de ser saudável, dava muito trabalho, estava cansada! Minha mãe mandou logo eu ‘para com isso’, pegou o meu papel da dieta e preparou as coisas para mim. Ser saudável me libertou da anorexia sabe, hoje fico semanas sem me pesar, e minha mãe tem medo de eu voltar a ficar doente.
Como você monta o seu cardápio? Tem o dia do lixo?
Há uns 4 meses comecei com acompanhamento nutricional, então monto de acordo com o que a nutricionista indicou, mas durante muito tempo era eu mesma quem montava.
Como a cada 3 horas, sempre. Tenho comida em todos os lugares, para caso haja algum imprevisto.
O que eu não como: Salada crua! Mas acho que tudo é uma questão de adaptar ao paladar. Quando comecei a mudar minha alimentação não comia nada de salada, mas decidi a aprender a comer. Hoje sou viciada em brócolis, couve-flor, vagem, abobora, soja e lentilha. Minha meta agora é a salada crua. Decidi me forçar a comer, até aprender a gostar.
Não tenho dia do lixo pois não tenho dias que estou com vontade incontrolável de comer algo fora da dieta, como sem peso na consciência e continuo seguindo normalmente o cardápio da nutricionista.
E quando você tem alguma festa ou eventos sociais tipo Natal que é impossível resistir às tentações. Você faz algum período de desintoxicação? Como você faz para voltar par ao ritmo e corpo de antes de enfiar o pé na jaca?
Depende de como eu estiver, só saio da dieta se estiver com muita vontade, tipo incontrolável, se não, escolho coisas que sejam mais saudáveis. Por exemplo, quando saio com meus amigos eles já sabem, sempre peço uma porção de carne com mandioca cozida (aqui na Bahia qualquer lugar tem). Agora eu não abro mão da cerveja, sou apaixonada! Mas se comer, como eu depois volto para adieta normal, sem essa de desintoxicar. Para mim isso de detox não existe, já li uma matéria que cita o fisiologista Simon Brookes, da Universidade Flinders (Austrália), e segundo ele, dietas de desintoxicação e terra do nunca são a mesma coisa, e completa ainda, nossos rins, fígado e trato gastrointestinal são projetados para remover ou neutralizar as toxinas dentro de horas depois de elas serem ingeridas. Assim, a ideia de que você pode de alguma forma complementar isso com uma bebida milagre ou dieta de uma semana é um “disparate”.
Como você faz para não cair em tentação e sair da dieta? O que você faz quando está com muita vontade de comer alguma coisa “trash”? (Eu morro por salgadinho fandangos. Aquilo ainda me mata ¬¬)
Então somos duas! Resisto a chocolate e refrigerante, mas nunca abra um Fandangos na minha frente. Quando estou atacada como um pacote daqueles grandões assistindo TV. O segredo é nunca ter em casa, se você está com vontade e não tem não irá comer. Eu moro em um sítio sabe, zona rural, então se não tenho em casa fica difícil até de ir comprar (risos)!
Como é a sua rotina de atividades físicas?
Malho 5x por semana, de segunda a sexta. Nas segundas e sextas treino perna completa, exercícios mais generalistas, leg press, agachamento livre, agachamento no smith, hach, afundo… Nas terças e quintas faço superiores (braço, costas, peito e ombro), abdômen e aeróbio (30 minutos de hiit). Quarta faço panturrilhas e afundo na esteira.
O que você acha essencial para manter sua vida e corpo dessa forma?
Foco. Se você estiver focada no seu objetivo minha querida, só Deus para te fazer desistir!
Em quais pessoas você se inspira ou quais sites costuma visitar para dicas?
No começo minha inspiração era a Sabrina. Mas hoje gosto das mais musculosas sabe, tipo a Michele Lewin e Alice Matos, ambas atletas da categoria biquíni. Sempre leio matérias do Waldemar Guimarães, Rodolfo Peres, Guto Galamba e Paulo Muzy.
O que você diria para as pessoas que tentam manter dieta ou atividades físicas regulares e não conseguem?
Nada na vida é fácil, tudo que é bom requer sacrifícios. Olhar no espelho e estar satisfeita com o que vê compensa todos eles!
Contatos da Ticiane Viana
Queridos, o IG e o e-mail dela para contato segue abaixou. Sigam ela no IG pois é cheio de dicas de alimentação, de atividades físicas e ela ainda tira dúvidas. Super simpática!
- Instagram: @ticiane_viana
- E-mail: tciane_viana@hotmail.com
2 thoughts on “Da anorexia à vida saudável e um corpo de dar inveja – Conheça Ticiane Viana”
Deixe um comentário
comecei minha dieta por conta própria…meu metabolismo é lento gostaria de algumas dicas.
Oi Rosinha. Eu nunca recomendo dietas sem a orientação de um nutricionista. Mais pelos exames e pela sua rotina que ele adapta tudo, sua idade, seu peso. Assim que possível, tente fazer esse acompanhamento. Você terá resultados muito melhores.
Algumas dicas que podem te ajudar por enquanto é, comer sempre de três em três horas (isso ajuda a acelerar o metabolismo), evitar alimentos processados ou esses congelados de supermercado, evitar gordura e açúcar industrial, evitar excesso de sódio, ter uma alimentação rica em nutrientes, vitaminas e fibras (legumes, frutas, folhas, grãos e oleoginosas). Seguindo esse caminho você já consegue eliminar alguns kilinhos. Recomendo também a prática de atividades físicas para ajudar a acelerar seu metabolismo.
O conceito de R.A. (readaptação alimentar) me ajudou muito. Substitui os doces por frutas, as frituras eu parei de comer e comprei uma air fryer para usar em casa, as carnes dou preferência por peixe e frango, nunca como carne de porco pois possui muita gordura, a carne vermelha eu não eliminei mas como menos, o carboidrato aprendi a moderar, mas não tirei do cardápio, tenho uma dieta rica em fibras e coisas que são necessárias para o meu corpo, mas isso eu soube fazer tudo com acompanhamento de um nutricionista. Por isso recomendo fortemente que você também procure um.
Espero que te ajude. Acompanhe o site que aqui sempre tem algumas dicas para ajudar.
Abs.