Receita de salada com molho de mel e manga
Foto: elana’s pantry

Nada mais gostoso que uma salada deliciosa para acompanhar os pratos principais das refeições. Melhor ainda se pudermos variar os molhos tradicionais por algo mais saboroso e ao mesmo tempo funcional.

O mel orgânico é uma fonte rica em substâncias que agem como antibiótico natural, anti-séptico e até probiótico. Além disso o mel possui mais de 70 substâncias essências ao organismo de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Também é uma fonte rica de carboidratos, o que faz com que o mel seja uma ótima fonte de energia. Alguns estudos ainda apontam que o mel pode ser indicado para tratamento contra problemas pulmonares, garganta, coração e visão.

Com tantas vantagens do mel, ainda temos a vantagem para a dieta. Além de ajudar a eliminar as toxinas, o mel ajuda na digestão e ainda regula a flora intestinal. Também é diurético o que ainda ajuda a eliminar as toxinas do corpo. Mas o trunfo do mel em relação a dieta foi descoberto por um nutricionista escocês, Mike McInnes, que garante que, por conter quantidades iguais de moléculas de frutose e glicose, o mel equilibra os níveis de açúcar no sangue, o que faz com que o corpo use os estoques gordurosos disponíveis, ou seja a gordura que temos acumulada no corpo, para serem usados como fonte de energia. Sem falar que o mel ainda tira aquela vontade louca de comer doce.

Agora que você sabe da importância do mel na dieta para se ter uma vida saudável, veja uma das formas de usá-lo com essa receita de salada de molho de mel e manga deliciosa.

Rende 6 porção

Tempo de preparo: 10 minutos

Utensílios

  • 1 saladeira
  • Liquidificador ou mixer
  • 1 Molheira

Ingredientes

  • 4 xícaras de chá de folhas frescas e picadas a sua escolha (alface, rúcula, agrião, etc)
  • 1 manga picada
  • 2 colheres de sopa de mostarda dijon sem açúcar
  • 1 colher de sopa de mel orgânico
  • 2 colheres de azeite extra virgem
  • sal marinho a gosto

Preparo

  1. Coloque as folhas picadas na saladeira.
  2. Coloque no liquidificador ou no mixer a manga, a mostarda dijon, o mel, o azeite e o sal.
  3. Depois que o molho estiver homogêneo, deixe na geladeira por meia hora.
  4. Antes de servir, coloque o molho em uma molheira e sirva junto com a salada.

Mel orgânico x Mel industrial ou mel não orgânico

No caso do mel não orgânico, as abelhas recebem doses de antibióticos para prevenção de doenças, no entanto isso pode fazer com que o produto final seja contaminado. Além disso, as flores em que o néctar é coletado, também podem conter algum tipo de aditivo.

Diferente do mel não orgânico, o mel orgânico respeita a ordem de produção natural, sem as interferências de antibióticos ou pesticidas. O ambiente em que esse mel é produzido é o mais natural possível, inclusive na hora de embalar.

Por isso opte sempre pelo mel orgânico, pois dessa forma você evita o consumo de remédios e químicas que podem fazer mal ao organismo.

Veja também essa receita de salada caesar como molho de iogurte grego e frango assado..

Valores nutricionais na porção (valor estimado)

  • 79kcal
  • 4,8g de gordura
  • 8,5g de carboidrato
  • 0,5g de proteína

Veja mais “Receitas de saladas“.

Referências:
– Dieta do mel: perca a vontade de comer doce e emagreça 6 kg em um mês
Saiba mais sobre o mel orgânico

Escreva um comentário.