Exercícios Aeróbicos x Exercícios Resistidos: o que é melhor no inverno?
No último post abordei sobre os exercícios físicos x inverno: combinação perfeita para quem está buscando a boa forma ou mantê-la. Não leu?! Então corre lá e depois retorne aqui, ok?!
Então surge a pergunta: o que devo fazer? Correr 10 km ou “puxar ferro”? E eu respondo: os dois!! Calma, não é pra levantar agora da cadeira e sair sem rumo. Vamos entender o porquê e como!
Aeróbicos x Ganho muscular
As atividades aeróbicas auxiliam no fortalecimento de um músculo muuuito importante do nosso corpo e que deixamos de lado: o coração. Ele é quem bombeia o sangue para nossos órgãos e músculos com os nutrientes que precisamos para sobreviver. Além disso, tais atividades mantém nosso corpo com o metabolismo trabalhando por um período mais longo, isso porque acontecem modificações químicas em nosso sistema fazendo com que o “gasto” permaneça pós-treino.
E os músculos, onde entram nessa historia?! No treinamento resistido!! Quando treinamos a “musculação” acontecem pequenas lesões nas fibras e durante a recuperação nosso organismo mantém todo o corpo trabalhando para que tudo se reorganize. E tem mais: o aumento de massa magra (fiquem tranquilas mulherada! Não estou me referindo aos excessos e sim o processo natural do corpo!), faz com que o metabolismo de repouso (quando estamos no nosso ambiente de trabalho, em casa, no nosso dia a dia) permaneça acelerado, pois o corpo precisa aumentar o gasto energético para manter as fibras.
Mas o que é melhor? Aeróbico ou resistido?
E aí vc me pergunta: mas qual melhor exercício aeróbico ou resistido? Hoje vamos entender sobre aeróbico.
Nosso corpo utiliza três sistemas para produzir energia e dentro deles está o sistema aeróbico que é caracterizado por manter a produção em atividades de longa duração, predominante em atividades como nadar, correr e pedalar, por exemplo.
Para o dia a dia, as atividades de correr e pedalar podem ser inseridas de maneira mais fácil. Tenho muitos alunos que utilizam a bike como meio de transporte aqui em São Paulo, graças ao número crescente de ciclovias. Normalmente o ambiente mais utilizado para as corridas e pedaladas são os parques e nesse inverno, logo pela manhã, tem sido difícil sair da cama não é mesmo?! Que tal espantar a preguiça chamando os amigos para pedalar? E se for possível um horário mais tarde, quando a temperatura está mais confortável? Lembre-se: sempre é possível encontrar um tempo, desafie-se!!
Outra alternativa bem interessante para sair da própria rotina da corrida é realizar trilhas ou corridas de aventura. Hoje em dia existem muitas equipes que realizam esse tipo de modalidade e por experiência própria, o desafio, a motivação e o contato com a natureza são incríveis! O corpo não é só físico, a mente também tem de ser cuidada.
Falando em mente outra atividade aeróbica é dançar. Quem não gosta?! Além dos benefícios físicos alivia o estresse e faz a mente se desligar da rotina. Busque qual estilo se encaixa mais no seu perfil: zumba, dança de salão, dança contemporânea, a diversidade é imensa!
Respondendo a questão “qual é a melhor?”, não existe fórmula secreta, existe executar atividade orientada e com especificidade, ou seja, procure sempre um profissional de educação física para lhe dar qualidade nos treinos! Levantar do sofá e sair correndo, pedalando ou fazer trilha NÃO É CERTO! Seu corpo tem de estar preparado para realizar os movimentos! Músculos, articulações e coração! Faça exames periódicos para saber seu nível de aptidão física e depois, um professor e aí sim: comece, evolua e divirta-se!! Além disso, escolha a atividade que te dá prazer!
Atividade física não é “modinha” é um estilo de vida, um hábito, e tem de ser prazeroso!
Sendo assim, o sistema de treinamento tem de ser integrado: treinamento aeróbico + resistido + reeducação alimentar + você feliz!! Combinado?! Surgiu dúvidas? Sugestões? Quer combinar um treino no parque? (Rsrsrs) É só me enviar um email, ou deixe um comentário ok?!
Ótimos treinos e até a próxima! 😉